7 passos para ter energia solar em sua casa

7 passos para ter energia solar em sua casa

Curioso em saber como você pode ter um sistema de energia solar fotovoltaica na sua casa? Eis aqui um passo a passo simples e rápido para que todos possam conhecer o incrível processo de captar a energia do Sol:

1)Conta de luz para calcúlo da energia solar necessária

O cliente manda uma cópia da sua conta de luz para a Primária. Dessa forma, é possível analisar quanta energia o imóvel necessita e quantos módulos fotovoltaicos serão necessários. A conta pode ser mandada nos mandando uma mensagem “orçamento solar” que iremos lhe atender!

A conta de luz conta conta com diversas partes, mas o mais importante para determinar o número de placas fotovoltaicas e qual o seu tamanho é o histórico de consumo. Nele você consegue prever um sistema totalmente adequado para o morador, fazendo com que ele pague o mínimo de energia durante todo o ano.

Nesse caso o sistema é projetado para gerar créditos em alguns meses (créditos que podem ser usados em até 5 anos, como indica a lei disponibilizada no site da aneel) e gastar mais em outros meses, fazendo com que o sistema nem fique muito caro e o cliente sempre paga apenas pelo mínimo exigido.

2)Pré projeto de sua energia solar

A partir da sua conta de luz, também é possível analisar a localização geográfica do imóvel e o quanto de irradiação solar que a área recebe.

Cada local tem sua irradiação específica e o Brasil, e principalmente, Brasília ficam em um local com ótima incidência solar, o que faz daqui um ótimo local para se instalar sistemas fotovoltaicos, já que quanto maior for a irradiação menos placas serão necessárias para ter a mesma energia solar produzida em locais com menos irradiação.

Com esses dados em mãos, a Primária rapidamente fornece um pré-projeto para o cliente planejado especialmente para suprir as necessidades únicas de cada imóvel. Com esse pré projeto conseguimos dizer qual marca, potência e quantidade de placas e inversores seriam necessários para o consumidor não pagar mais sua conta de luz. Também, indicamos em quanto tempo aquele sistema se pagaria e o quanto seria necessário investir.

Nesse pré projeto conseguimos dizer com precisão o preço de seu sistema fotovoltaico, mas caso queira apenas saber uma simulação dê uma olhada em nosso simulador energia solar.

3)Visita técnica e contrato fechado para garantir seu sistema de energia solar fotovoltaica

Se o cliente concorda em prosseguir, é realizada uma visita técnica no local da instalação para determinar o melhor posicionamento a fim de garantir a eficiência máxima.

Com isso garantimos todos os pequenos detalhes necessários para se ter a melhor experiência possível. Além disso, decidimos com os moradores qual o melhor local de instalação possível dos equipamentos, afim, de ser algo esteticamente atraente aos moradores e não atrapalhar em seus afazeres diários.

Um orçamento formal é proposto e um contrato é firmado entre a Primária e o cliente. Com isso, você estará muito próximo de garantir sua independência na conta de luz e uma maior economia no final do mês!

4) Aprovação do seu sistema junto a CEB

A partir daí, a Primária organiza as ferramentas legais para garantir a aprovação ao acesso a geração de energia fotovoltaica em pequena escala junto a concessionária de energia regional. O tempo máximo de resposta da concessionária, segundo norma da Agência Nacional de Energia Elétrica, é de quinze dias.

Sabemos a dor de cabeça que pode ser lidar com alguns serviços burocráticos, por isso, deixamos tudo sobre nossa responsabilidade sempre correndo atrás do cliente e da CEB para que não se tenha nenhuma preocupação ou fadiga durante esse processo para nosso consumidor. Você será sempre atualizado por email e pela parte do acompanhamento de projetos em nosso site, sobre qualquer atualização nova que ocorra em seu projeto.

5)Instalação do sistema de energia solar fotovoltaica em sua casa

Imediatamente, após a aprovação do projeto, a Primária inicia a instalação do sistema fotovoltaico no imóvel. Além dos módulos fotovoltaicos, também pode ser instalado um armazenador de energia e um inversor. Dê uma olhada em como ficaram algumas instalações de nossos clientes

Em sistemas on grid o armazenador é a própria concessionária de energia, mas caso se queira ter independência total dela, podendo ser instaladas baterias na casa, que armezanariam a energia produzida para ela ser consumida a noite, no qual não teríamos mais a energia solar sendo produzida.

Se tiver dúvidas sobre qual é cada tipo de sistema dê uma lida nesse blog da Empresa júnior da UnB.

6)Vistoria das instalações fotovoltaicas pela CEB

Ao final da instalação, a Primária entre em contato com a concessionária local, que irá vistoriar o projeto final e dar a aprovação em até sete dias.

7)Troca para um relógio bidirecional que mede sua geração de energia solar

Por fim, a concessionária instala um novo medidor de energia, que mede não somente a energia consumida, mas também a que é injetada na rede.

Esse novo relógio irá ser do formato digital e te garantirá um controle de sua energia injetada na rede, que irá abater em sua conta na fatura do mês seguinte. É importante lembrar que o sistema fotovoltaico faz duas coisas com sua conta de energia, ele diminui seu consumo, já que terá momentos em que toda sua energia consumida em sua casa virá de seu sistema, e além disso, ele terá um crédito a se abater na conta ao final do mês.
Exemplo: Se uma pessoa gasta de 1000 Kwh horas por mês, com o sistema ela consumiria uns 600 Kwh por mês e teria um desconto de 400Kwh de energia injetada, zerando assim a conta no mês

Esse processo é simples e o mais rápido possível, para garantir que o cliente não se estresse em momento algum. Depois de tudo isso, tudo a se fazer é aproveitar a economia. O investimento inicial é 100% revertido para o cliente em cerca de cinco anos e daí para frente só há lucros. Após esses cinco anos o sistema ainda tem garantia de produção de mais 20 anos, gerando muitos lucros para quem o possui.
Além disso, a manutenção é mínima ao longo dos anos. Aproveite essa incrível oportunidade de investimento e tome esse passo junto a Primária! Caso ainda tenha dúvidas se esse sistema é ou não para você mande-nos uma mensagem em nosso site ou nos mande um whatsapp no telefone 99970 1994, que ficaremos felizes em te ajudar!

Quer saber mais? Preparamos esse guia completo da fotovoltaica. Aqui você vai encontrar mais informações sobre o valor do sistema, as diferentes formas de aproveitar a luz do sol e como ter um em casa.Aproveite!

Share: