As empresas do futuro

As empresas do futuro

Desde a primeira revolução industrial, é um fato que o crescimento de uma indústria é ligado ao aumento do seu consumo energético, uma vez que quanto mais consumidores, maior a energia necessária para atender sua demanda. O fator determinante que separa o futuro do passado é a relação entre o aumento da potência de uma empresa e a deterioração do meio ambiente. Com o advento das energias renováveis, como a solar e a eólica, o progresso de um empreendimento não é mais associado a degradação do planeta.

Muitas empresas no Brasil decidiram por tomar esse passo para o futuro, ao garantir que sua matriz energética tenha uma boa porcentagem de energias renováveis. Um dos índices que mediu isso foi o Índice Corporativo de Energias Renováveis (CREX), da Bloomberg New Energy Finance, que analisou empresas do mundo inteiro. No Brasil, os formulários de pesquisa foram enviados para cerca de 200 empresas. Grandes sucessos do mercado se destacaram por uma obtenção de energia 100% limpa: a Faber Castell e a Autometal. As empresas são atraídas por esse tipo de matriz energética não só pelo aspecto ecológico, mas também pelo fato de que é uma forma mais barata de obtenção de energia, cujo o investimento inicial é revertido em poucos anos.

Um dos empreendimentos internacionais que viu a perspectiva positiva de economia foi a Google, que no fim de 2017 conseguiu garantir que toda a energia utilizada pela empresa fosse proveniente de fontes limpas. Os maiores investimentos foram em parques de energia solar e eólica. Ao longo dos últimos seis anos, os custos dessas energias caíram 80 e 60 por cento, respectivamente. Com um maior investimento nas tecnologias, o preço só tende a cair ao longo do tempo. O Brasil tem um gigantesco potencial energético nesse tipo de energia, com um destaque para a solar. A localização geográfica do país no globo garante um dos maiores índices de irradiação de luz. A Primária incentiva as empresas que querem garantir tanto o benefício próprio quanto o do planeta a buscar os serviços oferecidos na área de instalação de painéis solares. Dessa forma, o empreendedor dá mais um passo para um futuro de crescimento responsável.

Share: