Captação de água da chuva

Captação de água da chuva

Com a escassez de água e o aumento das tarifas ao redor do Brasil, muitos estão buscando alternativas para economizar água. Uma das formas é ao fazer o reaproveitamento da água da chuva, o que tem altas vantagens para o meio ambiente, pois não só diminui o consumo da água potável, como também ajuda a conter enchentes e reduzir a quantidade de líquidos no esgoto.

O sistema de captação de água pluvial pode ser instalado em qualquer tipo de imóvel e tem uma instalação simples. Ele funciona assim: a água da chuva cai nos telhados e escorre para uma calha, que a direciona a um filtro que elimina impurezas microscópicas(como folhas e galhos). Depois disso, ela é levada a uma cisterna que possui um freio d’água, mecanismo que impede que a entrada do líquido agite o conteúdo e suspenda as partículas sólidas no fundo.

A água proveniente desse sistema não pode ser usada para consumo humano, uma vez que não é considerada potável. No entanto, ela pode ser usada nas tarefas domésticas que mais consomem, como limpar a calçada ou o carro e aguar as plantas, que podem gastar cerca de 279 litros em minutos com uma mangueira. Com uma adaptação nos encanamentos da casa, até mesmo a descarga do vaso sanitário, que gasta de 10 a 30 litros cada, também pode fazer uso dessa alternativa. Por isso, o reaproveitamento da água da chuva pode representar uma economia de 50% na conta mensal.

É necessário limpar as calhas e a cisterna periodicamente para evitar contaminações. Fora isso, a instalação não demanda grandes cuidados e o investimento inicial é revertido em apenas alguns meses, no máximo um ano. É uma ótima alternativa para quem busca economizar e ajudar o meio ambiente ao mesmo.

Quer saber mais sobre reaproveitamento? Visite nossa página www.primariaenergia.com/contact e fale conosco

Share: