[INFOGRÁFICO] Como descobrir o seu consumo real na conta de luz

[INFOGRÁFICO] Como descobrir o seu consumo real na conta de luz

Como descobrir o seu consumo real na conta de luz

• Tempo de leitura : 2 minutos
• Alteração no consumo
• Valor na conta de luz
• Entendendo o consumo

A conta de luz chega todo mês, e geralmente, o único valor que o consumidor presta atenção é o valor final. Isso não gera muito problema quando as contas chegam todos os meses o mesmo preço, mas quando ocorre alguma alteração, descobrir o que causou esse aumento pode ser uma tarefa complicada.

No caso de alguma alteração mais drástica, como o caso da instalação do sistema fotovoltaico, além de a conta ficar retida, os valores de consumo que aparecem na conta não condizem com o valor que foi de fato consumido na sua residência. Ele diz respeito apenas ao que foi fornecido pelo sistema de distribuição da concessionária, enquanto parte do consumo nem chega a acessar a rede, e é consumido instantaneamente, no momento que é gerado.

É importante notar que, ao instalar um sistema, você passa a ter dois consumos: o instantâneo, que é quando o sistema está gerando energia e essa energia está sendo consumida simultaneamente, e o consumo que ocorre à noite, por exemplo, quando as placas não estão gerando, mas ainda assim ocorre o fornecimento de energia pela CEB.

Para entender o consumo sem a fotovoltaica é bem mais simples. Como não há geração, também não há consumo instantâneo, e, portanto, o consumo que aparece na conta é igual ao consumo da residência. No entanto, a conta ainda possui vários valores que não dizem respeito apenas ao consumo.

Pensando nisso, preparamos esse infográfico que explica alguns dados da conta, e, principalmente, o que ocorre quando você passa a ter fotovoltaica na sua casa. Além disso, ele contém vários detalhes sobre a conta que muitas vezes passam despercebidos,mas que podem ser muito úteis para entender o seu consumo.

INFOGRÁFICO:porquê não comprar um sistema fotovoltaico

Quer saber mais? Preparamos esse guia completo da fotovoltaica.. Aqui você vai encontrar mais informações sobre o valor do sistema, as diferentes formas de aproveitar a luz do sol e como ter um em casa.Aproveite!

Share: