Descubra como alimentar veículos com energia solar

Descubra como alimentar veículos com energia solar

Um mercado que cresce cada vez mais no Brasil é o de serviços oferecidos por veículos, como por exemplo foodtrucks. Além de pagar menos impostos, há enormes vantagens na mobilidade: você pode estar onde o seu cliente estiver. Por não ser ligado a rede de distribuição de energia, esse empreendimento precisa ter energia armazenada para funcionar. Por isso, é comum haver baterias e geradores nesse tipo de estabelecimento.

Esse tipo de fornecimento de energia, no entanto, não dura tanto. Com apenas quatro a seis horas de operação e um carregamento relativamente lento, esse não é o sistema mais vantajoso para um empreendimento móvel.

A melhor escolha é optar pelo uso de energia solar. Além de proporcionar um maior tempo de funcionamento e carregar mais rapidamente, não emite ruídos, o que é um diferencial em relação a geradores. Dessa forma, um foodtruck pode promover uma refeição mais prazerosa e calma.

Para poder utilizar esse tipo de energia renovável, alguns passos devem ser seguidos:

1) Contatar uma empresa que forneça a instalação de painéis solares especializados para os veículos, como a Primária.

2) Listar todos os equipamentos que usam eletricidade no seu negócio, como sistemas de refrigeração e máquinas de cartão de crédito.

3) A partir dessa lista, a empresa responsável calcula a quantidade necessária de painéis solares de acordo com a região do país em que o serviço vai atuar.

4) O sistema instalado é off-grid, o que significa que ele não é conectado a energia fornecida nas ruas. Além disso, ele possui um sistema de armazenamento para garantir que haverá energia disponível, mesmo sem sol.

5) Além das placas fotovoltaicas, é necessário instalar um inversor, que transforma a corrente contínua, que não pode ser utilizada pelos eletrodomésticos comuns, em corrente alternada.

6) Resta apenas aproveitar a economia de gastos e de energia, enquanto seu investimento inicial é revertido em lucros.

Muitos foodtrucks já tomaram essa iniciativa. Um deles é a Temakeira Navan, inaugurada em janeiro de 2017 por um grupo de jovens empresários. Existem também versões menores, como um carrinho de sorvetes desenvolvido pela holandesa Springtime que usa a energia solar para manter as guloseimas geladas.

Utilizar essa forma diferenciada de obtenção de energia valoriza um empreendimento por torná-lo sustentável e econômico. No caso de foodtrucks, o dinheiro investido inicialmente tem um rápido retorno, o que ocorre em menos de três anos na média. Você que está lendo tem ou conhece alguém que tenha um empreendimento móvel? Ligue para gente, a Primária terá o maior prazer em fazer um orçamento para você.

Share: