Entenda a diferença entre aquecimento solar e geração de energia fotovoltaica

Entenda a diferença entre aquecimento solar e geração de energia fotovoltaica

Qual são as principais diferenças entre aquecimento solar e geração de energia fotovoltaica?

É muito comum confundir o aquecimento solar e a geração de energia fotovoltaica, já que são duas formas de aproveitamento da luz solar. Além disso, as duas tem uma aparência muito similar, uma vez que ambas possuem placas instaladas em telhados de imóveis que absorvem a luz solar de formas diferentes. Eis as maiores diferenças entre elas:

Aquecimento Solar
1 - Usa a irradiação solar para aquecer a água que circula em seu interior.
2 - Possui um reservatório térmico para manter a água aquecida.
3 - É pesado, pois a água precisa passar por dentro para ser aquecida.
4 - Se for para uso na área interna da casa, como por exemplo chuveiros, será necessário instalar novos encanamentos para separar a água quente da fria.
5 - A economia na conta de energia só será referente a diminuição do uso dos sistemas de aquecimento de água, como chuveiros.

Geração de Energia Fotovoltaica
1 - A energia solar é transformada em energia elétrica pelos módulos fotovoltaicos.
2 - Pode ou não possuir uma forma de armazenamento de energia, como uma bateria, dependendo das necessidades do cliente.
3 - É leve.
4 - Não são necessárias grandes reformas, os módulos serão colocados no telhado e um inversor é instalado junto à rede elétrica na parte exterior da casa.
5 - Existe uma enorme diminuição das despesas, uma vez que a energia captada é utilizada em todos os processos dentro da casa. Além disso a energia não utilizada é fornecida à concessionária local, aumentando o desconto.

Os dois sistemas oferecem amplos benefícios ao consumidor e ao meio ambiente. O destaque vai para a geração de energia fotovoltaica, que apesar de ter uma tecnologia mais cara, é tão eficiente que retorna o valor do investimento inicial em apenas cinco anos. Interessado por essas formas de aproveitar a luz do sol e aumentar sua qualidade de vida? Entre em contato com a Primária, teremos o maior em ajudar!

Quer saber mais? Preparamos esse guia completo da fotovoltaica. Aqui você vai encontrar mais informações sobre o valor do sistema, as diferentes formas de aproveitar a luz do sol e como ter um em casa.Aproveite!

Share: