Entenda como uma ilha se alimenta inteiramente de energia fotovoltaica

Entenda como uma ilha se alimenta inteiramente de energia fotovoltaica

As placas fotovoltaicas possuem um enorme potencial transformador, não só pela sustentabilidade, mas pela sua capacidade de fornecer energia em locais de difícil acesso. Um dos grandes exemplos são as ilhas flutuantes do Lago Tititica, que é dividido entre o Peru e a Bolívia.

Essas ilhas, de um povo chamado Uros, são construídas por camadas de uma planta regional, a Totora. Quando a camada mais funda começa a apodrecer, uma nova camada é depositada na superfície pelos seus habitantes. O problema é que essa infraestrutura instável não permite o acesso a energia. Por isso, os moradores recorriam a velas para fazer a iluminação durante a noite, o que era extremamente perigoso, pois poderia incendiar toda estrutura de madeira que constitui a estrutura da ilha.

Em 2015, essas ilhas receberam a doação de 600 painéis solares fornecidos pela União Européia, que foram instalados em menos de um mês na região do Lago Tititica. Desde então, a energia vem revolucionando a vida desse povo, ao melhorar as condições de vida. Na única escola da região, por exemplo, foi possível instalar computadores e internet, instrumentos que a população apenas ouvia falar antes disso.

Uma iniciativa do governo peruano para a descontaminação do Lago Tititica faz uso de energia solar. Recentemente implantado, o sistema realiza captação da água e a limpa, impulsionado por placas fotovoltaicas. Todo o processo, desde a sucção e o bombeamento da água até a sua descontaminação serão promovidos por essa energia.

O poder de transformação da energia solar é incrível. Ele pode mudar a vida não só de comunidades isoladas, mas também de cidadãos comuns ao promover economia e sustentabilidade. Interessado em saber como placas fotovoltaicas podem ser instaladas em seu imóvel e promover uma mudança real no seu cotidiano? Entre em contato com a Primária!

Share: