IPTU Verde

IPTU Verde

A carga tributária do Brasil é uma das maiores do mundo, mas isso não é uma surpresa para nenhum brasileiro. Impostos são uma parte recorrente do cotidiano no país, ainda mais no início do ano, quando as cobranças de IPVA e IPTU começam. A novidade para os moradores do Distrito Federal é a possibilidade de conseguir até 30% de desconto no último tributo mencionado.

Isso ocorre graças ao chamado IPTU Verde, em que medidas voltadas para ajudar o meio ambiente podem ser revertidas em descontos de 2% a 15% do imposto, cumulativos até 30%. Não são necessárias grandes mudanças no imóvel para garantir esse benefício.

O proprietário pode começar com ações simples, como a separação de resíduos sólidos ou a utilização de lâmpadas LED. A arborização do terreno, a implantação de quintal e calçadas verdes e um sistema de reuso da água são outras medidas que garantem o desconto.

Um destaque vai para a implantação de um sistema de energia solar, uma vez que essa medida garante não só um desconto no IPTU, mas também na conta de luz. A economia é tanta que o investimento inicial é revertido em cerca de cinco anos e a partir daí o consumidor só lucra.

Além do Distrito Federal, diversas outras cidades no Brasil e no mundo já implantaram o IPTU Verde ou outra forma de benefício recompensando ações sustentáveis. Um exemplo é Salvador, que implantou o mesmo desconto tributário que o DF e foi escolhida como uma das 100 soluções mais inovadoras para combater mudanças climáticas segundo a publicação Cities 100, lançada durante a COP 21.

Outras cidades que também participam do desconto são Curitiba(PR), Guarulhos(SP) e São Bernardo do Campo(SP), o que indica uma expansão dos benefícios para aqueles que buscam ajudar o mundo ao tomar medidas sustentáveis. O Brasil continua seus esforços em se tornar um país ecológico e responsável.

Tem interesse em conseguir um desconto em um dos maiores impostos brasileiros e salvar o mundo, além de diminuir a conta de luz? Então venha conversar com a Primária sobre a possibilidade de instalar um sistema de energia solar no seu imóvel.

Quer saber mais? Se você gostou desse texto, você também vai gostar do nosso guia grátis da conta de luz.. Nele tem várias informações sobre a conta de luz, IPTU verde e como economizar.

Share: