O que é pegada ecológica

O que é pegada ecológica

Todos nós consumimos diversos recursos da natureza, e, por não ser capaz de repor recursos da mesma forma como são extraídos, a marca do consumo de cada um é chamada pegada ecológica. O problema desse consumo inconsciente e desenfreado é que os recursos são finitos, ou seja, uma hora os recursos serão insuficientes. Isso significa que, antes que os recursos se tornem insuficientes, é necessário que haja a conscientização da população e a utilização responsável dos elementos da natureza. É possível ter uma relação mais consciente e sustentável do meio ambiente, por meio de diversas ações e contribuições. Uma das principais raízes desse problema de consumo são as empresas , que extraem ilimitadamente para a produção de embalagens, e após a utilização, muitos produtos são descartados sem preocupação com relação a degradação desse lixo , que pode demorar milhares de anos. Mesmo indiretamente, diversas atividades humanas podem gerar impactos ambientais, como a construção de rodovias, ferrovias, oleodutos,portos, aeroportos, gasodutos, prédios. A construção e o crescimento de cidades, por exemplo, pode ser um grande catalisador para a degradação do planeta. Extração de combustíveis fósseis, minérios, criação de usinas hidrelétricas, desmatamento em geral podem ser extremamente ofensivos para a natureza. Todo processo de produção, até o consumidor final passa por várias fases de descarte, e, por isso, toda vez que alguém consome algum objeto, isso contribui para a pegada ecológica dessa pessoa. Por exemplo, na linha de produção de um celular, cada etapa de fabricação, desde o chip, até a tela, tem uma quantidade de recursos extraídos, que não necessariamente são sustentáveis. Dentro da pegada ecológica está incluída também a produção de gás carbônico, por exemplo. O gás carbônico é extremamente prejudicial para o meio ambiente, pois, apesar de ser necessário para a sobrevivência de diversos seres vivos, seu excesso na atmosfera causa um dos maiores problemas ecológicos atualmente, o efeito estufa

O que é pegada de carbono?

A produção de gás carbônico no processo de produção de bens materiais influencia na chamada pegada de carbono. Mesmo as ações mais simples podem gerar uma quantidade razoável de carbono na atmosfera. A pegada de carbono é uma forma de medir as emissões de gases estufa, ou seja, é possível calcular a emissão individual de gases com base nas suas atividades diárias. A pegada de carbono é o correspondente à pegada ecológica para os gases de efeito estufa. É um método que ajuda a mensurar a quantidade de recursos naturais necessários para manter o estilo de vida atual. Por meio desse estudo, é possível analisar os impactos causados na atmosfera e o impacto pessoal nas mudanças climáticas e no efeito estufa.

Como calcular a pegada ecológica e a pegada de carbono?

Tanto a pegada ecológica quanto a pegada de carbono são medidas aproximadas com base no que é consumido de energia elétrica, de gás, transporte, viagens, alimentação, enfim, qualquer ação que possa gerar uma pressão significativa tanto na natureza quanto na atmosfera. Existem divesos sites, tanto para calcular a pegada ecológica quanto a pegada de carbono . É importante calcular o impacto na natureza, pois, com esses dados, também é possível reduzir esse impacto, e tornar o consumo mais ecológico e sustentável. Mesmo pequenas mudanças de hábitos podem gerar impactos positivos significativos. O valor aproximado contribui para repensar escolhas do dia a dia.

Quais são os impactos gerados?

Existem diversos exemplos desse impactos gerados, simplesmente pelo consumo de embalagens por exemplo. Essas ações podem causar alterações a longo prazo, bem como impactos que já podem ser sentidos no dia a dia, como o aumento da temperatura nas cidades e grandes mudanças nos períodos de chuva.
A utilização de combustíveis fósseis, em geral gera grande impacto no meio ambiente, pois, para gerar energia termoelétrica, por exemplo, ou mesmo para movimentar veículos de combustão deve haver a extração, processo prejudicial ao meio ambiente. Além disso, para gerar energia é necessário queimar esses combustíveis, o que leva à liberação de gases de efeito estufa. Mesmo matrizes de energia renovável podem ter um impacto significativo no meio ambiente e na emissão de gases de efeito estufa. Para a construção da usina de Belo Monte, por exemplo, aproximadamente 35 mil hectares teriam que ser desmatados para a criação do reservatório para seu funcionamento. Isso equivale a 35 mil campos de futebol, e aproximadamente 52 milhões de árvores de eucalipto , por exempo, que poderiam estar gerando desenvolvimento na região. Apesar disso, as árvores que são desmatadas são muitas vezes queimadas, inserindo ainda mais carbono na atmosfera.
São muitos os exemplos desses impactos ecológicos ,como a diminuição da biodiversidade, levando à extinção de diversas espécies,que podem ser causadas pela alteração direta do habitat natural, a poluição das águas e do solo, a introdução de espécies exóticas. A erosão, por outro lado, é o desgaste e a degradação terrestre, que pode ser natural, mas também pode ser causada pela retirada da vegetação natural do ambiente. Por outro lado, também existem impactos mais voltados para a atmosfera.A formação de ilhas de calor, ou seja, o aumento da temperatura em aglomerações urbanas devido principalmente ao concreto, é um exemplo das alterações ambientais que já podem ser vivenciadas no dia a dia. Outro exemplo pode ser a inversão térmica,fenômeno que ocorre no inverno, geralmente, e isola o ar poluído mais próximo da parte inferior da atmosfera, causando problemas respiratórios. Outros fenômenos mais conhecidos são efeito estufa, degradação da camada de ozônio, chuvas ácidas e mudanças climáticas bruscas, todos causados pelo acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera. Outra coisa que todos esses fenômenos têm em comum é que todos eles podem ser calculados pela pegada de carbono.

Como reduzir o impacto ambiental?

Existem diversas formas de reduzir a extração dos recursos naturais, e os impactos ambientais descritos. Entre eles estão o reflorestamento de áreas devastadas, processos de despoluição de cursos d’água, consumo consciente e reciclagem de embalagens. Muitas vezes essas medidas parecem distantes e pouco práticas, mas, além dessas medidas mais abrangentes, existem pequenas ações que podem ser realizadas no dia a dia. Entre as medidas individuais que podem ser tomadas para diminuir o impacto estão o reaproveitamento da água da chuva, que pode ser tanto utilizar a água da chuva para regar as plantas, quanto um sistema elaborado de coleta e reutilização. É possível também evitar embalagens descartáveis, como copos e pratos, ao utilizar garrafas e pratos, e pegar caronas, para evitar a emissão de gases de mais carros nas ruas. Aumentar o consumo de empresas que possam ser amigáveis ao meio ambiente, no lugar de empresas que não adotam medidas de proteção ou recuperação ao meio ambiente, por exemplo, é uma forma de reforço ao comportamento sustentável, por exemplo.Uma das empresas que é por reduzir o seu impacto são a Faber-Castell, que mantém a política de carbono neutro, ou seja, a extração de madeira para a fabricação de lápis, e todo processo de produção é baseado na luta contra a redução de emissão de gases poluentes.

Além dessas formas, é necessário destacar que nem todas as formas de fornecimento de energia é necessariamente negativa para o meio- ambiente. as hidrelétricas, apesar de ser necessária uma grande devastação para sua construção, evitam que uma grande quantidade de gases poluentes e de efeito estufa sejam lançadas na atmosfera, podendo ser, dessa forma, mais sustentável do que os combustíveis fósseis. A geração de energia eólica também pode ser extremamente vantajosa em termos de manutenção do meio ambiente em questões energéticas. Por utilizarem apenas o vento para gerar energia, também pode ser uma alternativa à emissão de gases poluentes.

Por fim, a energia solar se destaca como forma de fornecimento de energia por diversos motivos. Além de o sol ser uma fonte inesgotável de energia, as placas se tornam extremamente vantajosas em questões ambientais. Com elas é possível aproveitar a própria área do telhado, ou seja, não é necessário desmatamento para a instalação e geração de energia. Além disso, cada placa pode evitar que uma grande quantidade de carbono seja injetado na atmosfera, de forma que, além de ser extremamente vantajoso para o meio ambiente, o dono das placas deixa de consumir energia fornecida pela rede, ou seja, evitando o desmatamento das hidrelétricas (principal matriz de energia elétrica atualmente no Brasil), ou seja, não é cobrado o consumo de energia da rede, e ocorre uma economia na conta de energia.

Existem diversas formas de gerar um desenvolvimento mais sustentável, seja com pequenas ações ou por grandes mudanças no quotidiano. O fato é que é possível reduzir o impacto, e, enquanto for possível, devemos realizar essas alterações. Com pequenas ações é possível gerar grandes mudanças.

Share: