ICMS - Como recuperar seu dinheiro

ICMS - Como recuperar seu dinheiro

As contas de luz são divididas em várias partes como mostramos em Conta de luz. Uma dessas partes é o ICMS, mas que está sendo cobrado de forma incorreta. O ICMS não pode ser cobrado em cima da transmissão, encargos setoriais e distribuição. Hoje em dia esse valor é cobrado sobre esses setores.

Decisão judicial favorável

Hoje já existe jurisprudência favorável para os casos citados como cita a notícia.
Os consumidores que tiverem interesse podem entrar administrativamente ou judicialmente contra o estado pedindo a restituição. É importante lembrar que o processo precisa ser contra o Estado e não contra a companhia energética, já que ela apenas repassa esse valor ao consumidor.

Cálculo da restituição

Para fazer o cálculo da restituição é necessário obter todas as contas de 5 anos, que é possível pedir a restituição do dinheiro. Com as contas em mão é necessário obter os valores pagos por transmissão, distribuição e encargos setoriais. Esses valores ficam na parte inferior esquerda da conta de luz. Com os valores é necessário multiplicar por 25% que corresponde ao valor de ICMS pago. Por exemplo, caso na conta se tenha pago R$10,00 de transmissão, consegue uma restituição de R$2,50. Precisa fazer a mesma conta para os valores de distribuição e encargos setoriais. Por fim, precisa fazer a correção monetária. Essa correção normalmente é calculada com base no INPC. Como ainda não é totalmente decidido o valor na hora de fazer o cálculo, pode-se fazer sem atualização monetária e esperar esse cálculo pelo juiz. Para facilitar essas contas fizemos uma planilha exclusiva para você, a qual pode ser baixada no link abaixo.

Planilha ICMS.

Qualquer dúvida é só entrar em contato conosco que ficaremos felizes em ajudar.

Quer saber mais? Se você gostou desse texto, você também vai gostar do nosso guia grátis da conta de luz.. Nele tem várias informações sobre a conta de luz, IPTU verde e como economizar.

Share: