Usina transforma a vida no sertão piauiense

Usina transforma a vida no sertão piauiense

Uma nova usina de energia é um sinal de esperança para todo o país. Além de fornecer luz para comunidades locais e gerar empregos, ela movimenta a economia. Um grande exemplo da capacidade transformadora de um empreendimento desse tipo é o recém inaugurado Parque Solar Nova Olinda, instalado no sertão piauiense.

Com cerca de 930 mil painéis fotovoltaicos, é o maior parque solar da América Latina, com a capacidade de fornecer energia para até 300 mil residências. Ao redor dele, existem inúmeras comunidades quilombolas e a empresa responsável pelo projeto, a Enel Green Power, contratou especialistas para identificar os impactos diretos e indiretos da construção. Um plano de ações sustentáveis foi elaborado para apoiar o desenvolvimento quilombola e uma das iniciativas tomadas foi a capacitação de mais de 300 pessoas para atuar na instalação das placas solares.

O impacto positivo da construção dessa usina é marcante para o Brasil. É um exemplo de como formas de obtenção sustentável de energia podem ser responsáveis não apenas no aspecto ambiental, mas também no social. Uma projeção divulgada no estudo de 2016 do Greenpeace “Alvorada- como o incentivo à energia solar fotovoltaica pode transformar o Brasil” afirma que, com o devido estímulo do governo, a energia tem o potencial de gerar mais de 1 milhão de empregos no país durante os próximos quinze anos.

Todas as influências positivas de uma enorme usina como a do Parque Nova Olinda podem ser reproduzidas em pequena esfera por cada proprietário que investe nesse tipo de energia. Caso você decida tomar essa iniciativa transformadora que proporciona uma enorme economia, a Primária terá o maior prazer em te ajudar!

Share: